Como se fica grávida?

—Na relação sexual, após a ejaculação, o esperma masculino é depositado na vagina da mulher. O esperma contém os espermatozóides, que são as células reprodutoras masculinas.

Os espermatozóides movimentam-se rápido pelo canal da vagina, penetram no útero e dirigem-se às trompas uterinas. Se, na trompa, o espermatozóide encontrar-se com um óvulo, que é a célula reprodutora feminina, ocorre a fecundação.

—O óvulo fecundado dirige-se ao útero, onde se aninha, dando início à gravidez. Para o espermatozóide encontrar-se com o óvulo, é preciso que a mulher tenha ovulado. O óvulo liberado vive, mais ou menos, 24 horas. Se não ocorrer a fecundação nesse período de tempo, o óvulo é reabsorvido pelo organismo. Por sua vez, o espermatozóide, após a ejaculação, pode viver até cinco dias nos genitais internos da mulher.

—Assim, o sexo também permite fazer um novo ser humano – um bebé.

Como saber se estou grávida?

—Se existiram relações sexuais desprotegidas e a menstruação não apareceu na altura certa, não vale a pena entrar em pânico, mas também não pode ignorar a situação. Deve fazer um teste de gravidez e aí, de acordo com o resultado, reflectir sobre as decisões mais apropriadas, sempre com o apoio de alguém em quem se confia.

—É essencial considerar que uma criança precisa de afecto, amor e disponibilidade total durante vários anos. Existem muitos serviços anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo: consultas de atendimento a jovens nos centros de saúde, linhas telefónicas de apoio e encaminhamento nesta área, etc.) que podem ajudar os jovens nestes momentos difíceis.Métodos para prevenir?

—A gravidez na adolescência é algo que acontece com meninas que não se cuidaram e que acabaram por perder toda a juventude e infância, pois são obrigadas a crescer e amadurecer rapidamente.

—Para evitar que isso aconteça é necessário informação e sempre ser prevenida, os pais devem conversar sempre com os filhos sobre sexo, tanto com os meninos como as meninas.

—É necessário informar os riscos que o acto sexual tem e mostrar que para se fazer sexo é importante o uso do preservativo  (normalmente o mais usado nos homens) , ele além de impedir que as doenças sexualmente transmissíveis sejam passadas é um método seguro que impede a gravidez.

—Também existe um método para a mulher que é a pílula.  A pílula deve ser tomada durante 21 dias. Faz-se uma pausa de 7 dias sem tomar e recomeçar. Durante esta pausa é que a menstruação vem.  Mas este método não previne as doenças sexualmente transmissíveis.

Relação sexual desprotegida

—Depois de uma relação sexual desprotegida o que tens a fazer de imediato é ir ao médico, ou tomar logo a pílula do dia seguinte. A pílula do dia seguinte é um medicamento que para evitar uma gravidez não desejada, mas não é 100% eficaz.

—Se por a caso acontecer uma relação sexual desprotegida, deves tomar a pílula durante 72 horas seguintes ( 3 dias ), mas de preferência no periodo de 12 horas. Quanto mais cedo for tomada melhor, porque dá mais tempo de evitar que o espermatozóide fecunde o óvulo.

There are no comments on this page.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: